segunda-feira, 31 de março de 2014

CASE - ESTRELA



A Manufatura de Brinquedos Estrela AS é uma tradicional fábrica de brinquedos do Brasil, fundada em 1937. Responsável pela criação de inúmeros brinquedos que fizeram e fazem parte da infância de muitas pessoas. Por isso, a empresa é um ícone da indústria de brinquedos brasileira. Com uma marca reconhecidamente forte e sob a presidência de Carlos Tilkian desde 1996, a empresa demonstra que mesmo após 70 anos, não perdeu a magia da juventude.




Ícone – A estrela de quatro pontas

Cores – Vermelho: Aumenta a atenção, é estimulante e motivador.         Azul: Poder de atração.

Historia – A Estrela surgiu no dia 25 de junho de 1937 pelo alemão Siegfried Adler que comprou uma pequena fábrica falída de bonecos e carros em Belém, São Paulo, e viu ali uma oportunidade de negócio.
 A Estrela desde seu inicio se destacou pelo diferencial de seus produtos. Sua primeira boneca a ser fabricada possuía 38 cm de altura, e o primeiro brinquedo de fabricação brasileira foi o “Cachorro Mimoso”, que era feito de madeira e era capaz de reproduzir som e se movimentar. Seu segundo lançamento se mantem até os dias atuais, a versão brasileira do jogo Monopoly, conhecida como “Banco Imobiliario”. Daí até o inicio dos anos 50, a Estrela desenvolveu a boneca “Pupi”, articulada que “dormia e chorava”.
 Siegfried faleceu em 1958, e como seu filho se encontrava nos Estados Unidos, foi sua esposa quem assumiu a presidência. Ela foi responsável por lançar brinquedos elétricos, de onde surgiu o autorama, e no mesmo período apresentou as bonecas da linha Susi, que teve grande popularidade, deixando de ser fabricada apenas em 1985. Mario, filho de Siegfried, retornou dos Estados Unidos e em 1964 tornou-se presidente da Estrela, agora já consolidada no mercado. Mario enfatizou o reconhecimento da marca através de eventos e feiras nacionais e internacionais, ainda inovando em seus lançamentos, como a boneca eletrônica “Gui Gui” que movia os braços.
 Entre seus lançamentos, em 1970 a Estrela passou a trabalhar com o conceito das figuras em ação com o lançamento de FALCON. E em 1980 veio ao mercado o GENIUS, primeiro brinquedo eletrônico do país. Na mesma época, aproveitando os sucessos das séries de TV, novas figuras de ação foram lançadas como Batman, Superman, linha Star Wars e os famosos Comandos em Ação.
A Estrela passou por uma fase muito difícil até ser vendida a Carlos Antônio Tilkian. Na época, Tilkian reservou o direito de anunciar a compra de 85,15% da Estrela. Em 1995, a empresa registrou uma coleção de resultados desastrosos. Em apenas um ano, o patrimônio caiu de 100 milhões para 30 milhões de reais.
 Em 1997 as bonecas Susi voltaram ao mercado e tiveram algumas linhas de produto reforçadas, renovando produtos com tecnologia chinesa. Obtendo assim, crescimento da empresa, superando crises e se modernizando.
Atualmente a empresa está cada vez mais apostando na modernização de seus produtos para conquistar novas gerações de crianças, como carros e helicópteros movidos remotamente via Iphone, utilizando das redes sociais ao seu favor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário